Famílias participam da 7ª Peregrinação e do 5º Simpósio em Aparecida


    Brasília, CNBB – O Santuário Nacional de Aparecida (SP) acolheu centenas de famílias de diferentes regiões, no final de semana, dias 30 e 31 de maio, para participar da 7ª Peregrinação e do 5º Simpósio da Família. Os eventos foram promovidos  pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

    O  Simpósio, realizado no sábado, reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.  Na programação, houve debates e palestras em torno do tema: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.

    A cerimônia de abertura contou com a presença do bispo auxiliar de Aparecida, de dom Darci José Nicioli; do presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco de Souza; do bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini; e do casal Roque e Verônica Rhoden, coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Na ocasião, dom João Carlos Petrini falou às famílias sobre a crise que vive o mundo nos dias atuais.

    “A humanidade passa por um momento muito especial, passamos por uma transformação. E nessa transformação se corre o risco de perder valores importantes, mas ao mesmo tempo se tem a oportunidade de crescer e conquistar outros tantos valores também essenciais (…). As famílias passam por uma crise humana, mas nós não somos parte da crise, somos parte da solução na medida em que abraçamos a graça que Deus nos deu, a graça de viver o amor, o amor humano como doação de si mesmo para o bem e a felicidade de outros”, disse dom Petrini.

    Ainda, durante o Simpósio, o casal coordenador nacional encorajou a defesa dos valores da família e do matrimônio e ainda falou a respeito da solidez do matrimônio.

    “Para nós, viver o matrimônio é viver o amor, não um amor entendido em qualquer sentido, como o amor das novelas, filmes, livros, ou de mercado, que hoje vale e amanhã já se desvalorizou, mas um amor no sentido da Trindade, um amor marcado pela unidade, harmonia, doação, cumplicidade, fidelidade, eternidade e renovação”.

Peregrinação
    No domingo, 30, as missas celebradas na Basílica de Aparecida foram voltadas para a temática das famílias e seus valores. O presidente para a Vida e a Família, dom João Bosco de Souza, lembrou que o papa Francisco oferece “uma proposta muito bonita, brotada no coração de Jesus”, para guiar as famílias do mundo.
Para o bispo o que sustenta as famílias é o amor que Jesus ensinou e viveu. “Nós temos que estar unidos diante de toda essa transformação cultural que está havendo no mundo. E o papa Francisco nos oferece um caminho muito claro do que devemos buscar como alimento para as nossas famílias. O que quero dizer para as famílias é que temos uma proposta muito bonita, brotada do coração de Jesus, para oferecer para o mundo carente, necessitando de um caminho claro para ser seguido”, completou o bispo.

Com informações e fotos Portal A12.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *