Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) apresenta o novo Guia do Líder em encontro do regional Sul 1

O bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira e a irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da PPI 

    Brasília, CNBB – No contexto das formações e reflexões sobre o novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), a diocese de Limeira (SP) reuniu agentes de 34 dioceses do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Encontro Estadual da PPI, entre os dias 2 e 4 de outubro.

    Apresentado durante a 13ª Assembleia Nacional da PPI, realizada em maio, o novo Guia é fruto de uma articulação de coordenadores estaduais, por meio da Equipe Nacional Ampliada – composta por voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa e profissionais de diversas áreas.

    O livro, que acompanha as lideranças da Pastoral no trabalho junto aos idosos, tem a missão do agente, os objetivos da PPI e textos de apoio sobre promoção de saúde e prevenção de doenças. O encontro foi o terceiro promovido pela Pastoral no roteiro de formação a respeito da nova versão do subsídio da Pastoral.

    O bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, presidiu a missa de abertura do evento. Em sua homilia, destacou o papel desenvolvido pela Pastoral no cuidado com os idosos. Para o prelado, os líderes são “mensageiros da palavra de Cristo”, por meio das ações de solidariedade e de oferta de vida digna aos mais velhos.

    Ao recordar a atuação da PPI e o pedido do papa Francisco para uma Igreja “em saída”, a coordenadora nacional da Pastoral, irmã Terezinha Tortelli, ressaltou o acompanhamento domiciliar como sinal de encontro às “pessoas mais fragilizadas”. “Nos sentimos plenamente dentro da convocação do papa Francisco, de ser uma Igreja de saída, que vai às periferias, assistindo idosos que estão na solidão, doentes empobrecidos”, contou a religiosa.

Limeira
    Na diocese de Limeira, a PPI está presente em 22 paróquias, divididas em quatro cidades. Sete paróquias aguardam a capacitação para o trabalho da Pastoral. Cerca de 200 líderes acompanham mais de 1000 idosos nestas paróquias.


Com informações e fotografia da diocese de Limeira (SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *