Assembleia Nacional da Associação da Medalha Milagrosa revela a Nova Primavera da AMM

    Recebemos da sra. Orlanda Rodrigues Alves, presidente nacional da Associação da Medalha Milagrosa – AMM, ramo da Família Vicentina Internacioal (Famvin), um relatório sobre a III Assembleia Nacional realizada de 29 a 31 de maio de 2015.
    A III Assembleia da AMM aconteceu na Casa Central das Filhas da Caridade, Província Rio de Janeiro, Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa. Teve como tema “FAÇA-SE”: “A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. O Todo-poderoso fez grandes coisas por mim!…” (Lc 1,46.49)


Relatório da III Assembleia Nacional da AMM – Brasil

“Ó Catarina, vem, a Santa Virgem quer falar a ti!
Ouçamos nós, também, a Mãe de Deus quer nos instruir!”

    A III Assembleia Nacional da Associação da Medalha Milagrosa teve início com a fraterna acolhida aos participantes, recepção, orientação quanto à acomodação, entrega de material, seguida de jantar, em que todos os presentes tiveram a oportunidade de receber o primeiro alimento, sinal de vida em comunhão e compromisso com a Medalha Milagrosa, que foi vivenciado durante toda a Assembleia.
    Depois, fomos à Capela, onde a Santíssima Virgem já estava à nossa espera… Tivemos o primeiro Momento de Oração, apresentando, oferecendo e consagrando os trabalhos da III Assembleia e grupos da Associação da Medalha Milagrosa no Brasil, a serviço de Jesus, cumprindo o apelo de Maria, para maior glória do Pai, na força do Espírito Santo.
    Esse Momento de Oração foi dinamizado pelo grupo da AMM do Rio de Saímos da Capela em procissão com velas acesas, tendo as imagens de Nossa Senhora das Graças e Santa Catarina Labouré à nossa frente, como sinal de que somos Luz, em Deus, e, assim, também somos instrumentos do Reino, evangelizando através da Medalha.
    Fomos à Sala de Reunião da Assembleia, dando Abertura à mesma, com as palavras de nosso Diretor, Pe. Mizael Donizetti Poggioli,CM, da Presidente Nacional da AMM, Orlanda Rodrigues Alves, da Secretária, Mirian Ribeiro de C. Almeida e da Ir. Ercília Aquino, em nome das Filhas da Caridade.
    No sábado, após o café da manhã, fomos à Capela Nossa Senhora das Graças para rezar e refletir sobre o chamado da noviça Catarina Labouré, que se atualiza no chamado que Maria hoje nos faz, ressaltando as ações de Catarina, como, acordar, levantar, caminhar, seguir o anjo, até chegar à Capela e esperar, encontrar, ouvir, contemplar… Maria, Nossa Senhora!
Oração e Formação
    Fortalecidos pela Oração da Manhã, sob a coordenação da AMM do Rio de Janeiro, dirigimo-nos à Sala de Reunião para nos dedicarmos à Formação, ao estudo e aprofundamento com as colocações do Pe. Mizael Poggioli e Ir. Lina Boff. Pe. Mizael apresentou o tema “Maria na Espiritualidade Vicentina” e a Ir. Lina, “Maria nos Evangelhos e na Fé”. Passamos a manhã contemplando a Oração e a Formação.
    Na tarde do mesmo sábado, voltamos nossa atenção à ação, fazendo memória das Assembleias anteriores, tanto a internacional como as duas nacionais, sob a coordenação das Irmãs Joaquina Camargo, FC, e Durcília Lopes, FC, realizando, ainda, enriquecedora troca de experiências, o que nos possibilitou “ver o rosto” da AMM no Brasil, as atividades desenvolvidas pelos diferentes grupos, os esforços realizados na “Pastoral da Medalha”, as dificuldades e as possibilidades, os avanços e as conquistas.
    Nessa noite, tivemos a alegria de participar da Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, com a entronização da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, momento de grande emoção e devoção de todos os membros da AMM na acolhida e consagração à Mãe Santíssima.
    Passamos ao jantar e, a seguir, ao Estudo do Estatuto Nacional da AMM com o Pe. Marco Aurélio Soares da Costa, CM, e à exposição da situação econômico-financeira da AMM pela Tesoureira Nacional, Nívea Cardoso. Assim, chegamos ao fim do segundo dia e ao… descanso!

Nova Primavera da AMM
    Manhã de domingo, terceiro dia de Assembleia Nacional, iniciamos com a Oração da Manhã dinamizada pela AMM de Belo Horizonte. A seguir, o Pe. Adriano Santos, CM, nos falou sobre a “Nova Evangelização e a Nova Primavera da AMM” frente aos desafios, às necessidades e às moti-vações que encontramos na evangelização, na divulgação e difusão da Medalha Milagrosa.
    Diante da missão de “cultivar o jardim de Maria, Flor do eterno amanhecer”, discutimos em grupos perguntas inquietantes e provocantes, quanto ao trabalho da AMM, o chamado de novos membros, integração com a Família Vicentina, compromisso com os pobres, entre outros.
    Realizamos a apresentação dos trabalhos, e caminhamos no sentido de questões práticas, por exemplo, eleição do local da próxima Assembleia Nacional, em 2017, sendo a cidade de Curitiba eleita para sediar tal Encontro.
    Participamos da Santa Missa presidida pelo Pe. Carl Pieber, Vice-Diretor Internacional da AMM e dinamizada pelos grupos da AMM do Paraná.
    Assim fortalecidos e animados, revigorados pela Eucaristia, por todos os trabalhos realizados, pela partilha do saber e do viver, fraterna, criativa, responsável e corajosamente, nos confraternizamos no almoço que, assim como o jantar do primeiro dia, foi, para todos os participantes, sinal visível do alegre compromisso que nos une a Jesus na construção do Reino, sob as graças de Maria…
“Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”
Ir. Maria das Graças Menezes, FC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *