3ª Semana Nacional de Educação Financeira


    O Banco Central, através do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) promove, de 16 a 22 de maio, a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira. A programação inclui atividades em todo o país com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a importância do planejamento das finanças nas famílias e empresas. Estudantes dos ensinos fundamental e médio estão no foco das iniciativas.

    A Semana Nacional de Educação Financeira tem o objetivo de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída em 2010 como política de Estado, de caráter permanente, para contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A primeira edição do evento aconteceu em 2014 e somou mais de 170 eventos em 17 estados brasileiros, entre palestras, cursos, gincanas, concursos culturais e workshops. Em 2015, foram realizados mais de 500 eventos em todas as regiões do Brasil.

   O CONEF é responsável pela coordenação e fomento da ENEF e é composto pelos seguintes membros: Banco Central; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Superintendência de Previdência Complementar (Previc); Superintendência de Seguros Privados (Susep); Ministério da Fazenda; Ministério da Educação; Ministério do Trabalho e da Previdência Social; Ministério da Justiça; Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); BM&FBOVESPA S.A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg); e Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Banco Central está presidindo o CONEF neste ano.

    Em âmbito nacional, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) oferece, no dia 17 de maio, às 19h30, uma palestra online sobre planejamento financeiro. O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJ), realiza, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Central, a Febraban e diversas instituições financeiras, a ação virtual “Organize sua Vida Financeira”, focada na renegociação de dívidas com educação financeira para consumidores e microempreendedores individuais (MEI), por meio do portal http://www.consumidor.gov.br. Para o público infantil, a BM&FBovespa inicia durante a Semana ENEF a veiculação da série “O Porco e o Magro”, no Canal TV Rá Tim Bum, da Fundação Padre Anchieta.

Perspectiva de catástrofe na economia brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *