Frei Francisco de Sales é nomeado bispo da diocese de Cajazeiras (PB)

    Brasília, CNBB – O papa Francisco nomeou ontem, 8 de junho, frei Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm., como bispo da diocese Cajazeiras (PB). Atualmente, ele ocupa a função de secretário geral da Ordem dos Carmelitas, em Roma.

    Frei Francisco é natural de Araripina (PE). Nasceu em 17 de abril de 1968. Ingressou na Ordem do Carmo aos 18 anos e, em 1987, no noviciado Carmelita em Camocim de São Félix (PE). A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 24 de janeiro de 1988. Cursou filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba (PR), e Salesiano, em Recife (PE). Já a teologia foi realizada na cidade de Dublin (Irlanda), no Miltown Institute.

    Foi ordenado diácono em dezembro de 1994 e presbítero, no dia 25 de novembro de 1995. Na Província Carmelitana Pernambucana atuou como reitor da Basílica do Carmo; administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade; formador do Juniorato; secretário e conselheiro provincial; além de prior provincial, por seis anos (2005 a 2011).

    Em 2011, frei Francisco assumiu, em  Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto. Desde 2014, é secretário geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

CNBB acolhe novo bispo de Cajazeiras (PB)
    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda o novo bispo de Cajazeiras (PB), frei Francisco de Sales Alencar Batista, nomeado ontem, 8, pelo papa Francisco. Até a presente data, ele exerce a função de Secretário Geral da Ordem dos Carmelitas, em Roma.

    Na mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, a Conferência acolhe frei Francisco “como novo membro da CNBB, desejando que sua trajetória no episcopado seja expressão concreta da presença misericordiosa de Jesus”. Leia a íntegra a mensagem:

Saudação ao novo bispo de Cajazeiras – PB
    A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB recebe, com alegria, a decisão do Papa Francisco em nomear, hoje, 08 de junho, o Revmº. Sr. Frei Francisco de Sales Alencar Batista, O.Carm., como Bispo de Cajazeiras – PB. Até a presente data, ele exerce a função de Secretário Geral da Ordem dos Carmelitas, em Roma.

    Frei Francisco é natural de Araripina (PE). Ingressou na Ordem do Carmo aos 18 anos. A primeira profissão religiosa ocorreu no dia 24 de janeiro de 1988. Cursou filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba (PR), e Salesiano, em Recife (PE). Já a teologia foi realizada na cidade de Dublin (Irlanda), no Miltown Institute. Possui formação em Teologia Espiritual pelo Instituto de Espiritualidade Teresianum. Foi ordenado diácono em dezembro de 1994 e presbítero, no dia 25 de novembro de 1995.

    Em 2011, frei Francisco assumiu, em Roma, o ofício de Vice-Prior do Centro Internacional Santo Alberto. Desde 2014, é Secretário Geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

    Acolhemos Frei Francisco como novo membro da CNBB, desejando que sua trajetória no episcopado seja expressão concreta da presença misericordiosa de Jesus.

    Suplicamos para esse nosso irmão e para o povo da diocese de Cajazeiras a bênção de Deus e a maternal proteção de Nossa Senhora Aparecida.

Com nossas preces,


+ Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *