Arquidiocese de Mariana (MG) ganha homenagem

    Brasília, CNBB – O arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, recebeu no sábado, 18 de junho, a Medalha Israel Pinheiro, condecoração dada pelo Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais pelos 270 anos de criação da arquidiocese. O evento foi promovido na sede da instituição, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a presença do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo, além de diretores e integrantes do instituto.
    Para dom Geraldo, a medalha é um reconhecimento que deixa a todos da arquidiocese felizes e animados. “A homenagem, hoje prestada pelos 270 da criação da arquidiocese de Mariana, vem comprovar a relevância desse fato histórico que ultrapassa as fronteiras eclesiásticas e se estende a todo o estado de Minas Gerais abraçando sua história religiosa, social, política, cultural com indiscutíveis reflexos no cenário brasileiro”, afirmou.

    “Minhas palavras são pobres para agradecer de forma conveniente esta extraordinária homenagem que presta o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, por sua Comissão História de Minas, outorgando à arquidiocese de Mariana. Agradeço por esta iniciativa que nos enche de alegria e exulta o coração”, acrescentou dom Geraldo.

    Na ocasião, o presidente da instituição, Wagner Colombarolli, parabenizou a arquidiocese. “Esperamos e estamos certos que estes feitos continuarão pelos tempos. Vida longa e profícua para a arquidiocese de Mariana, alma mátria da fé e religiosidade do povo mineiro”, destacou.

    Durante o evento, irmãs do Mosteiro de Macaúbas também homenagearam a arquidiocese com uma medalha criada quando o mosteiro completou 300 anos, em 2014.

Medalha Israel Pinheiro
    A Medalha Israel Pinheiro foi instituída pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) em novembro de 2004 e é concedida a pessoas e instituições que prestam serviços relevantes ao Instituto e que possuem produções importantes no âmbito histórico e social.

O IHGMG
    O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais surgiu em Belo Horizonte em 1907, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1838. O IHGMG surgiu da necessidade de uma instituição específica, que cuidasse do registro dos fatos históricos e que fosse repositório dos mapas e das descobertas geográficas do território.

Com informações e foto da arquidiocese de Mariana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *