Arquidiocese de Londrina questiona o papel do Estado na 5ª Semana Social Brasileira

A Arquidiocese de Londrina realiza até o dia 7 de setembro a V Semana Social Brasileira, que este ano tem como tema “O Estado para que e para quem?”.

A promoção faz parte de um evento nacional que se realiza de quatro em quatro anos, promovido pela Comissão de Justiça e Paz e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento é dirigido à sociedade em geral, com foco nas lideranças da Igreja na área das pastorais sociais. Também se caracteriza como uma preparação local da V Semana Social Brasileira que será realizada em Brasília no mês de maio de 2013.
A abertura em Londrina foi na quinta-feira, dia 30 de agosto, com uma missa no Santuário de Aparecida na Vila Nova às 20h’, que contou com a presença do assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Nelito Dornelas. No dia 31 de agosto Pe. Dornellas e Dom Orlando Brandes concederam uma entrevista coletiva no Centro Pastoral Bom Pastor.

De acordo com o padre Edivan Pedro dos Santos, discutir esse tema, vem de encontro com o momento político do Brasil. “Nossa Arquidiocese se organiza e traz a discussão agora, conforme sugestão da Comissão Nacional de Justiça e Paz. “Aqui também há o aspecto de discutir as questões locais que vão definindo o rosto do poder público e a configuração das forças que o governam”, disse o sacerdote.

Márcia Ponce, coordenadora das Pastorais Sociais da Arquidiocese, comenta a importância da Igreja se posicionar neste momento que antecede as eleições. “A Igreja de Londrina se levanta para discutir e avaliar a presença do Estado na cidade e a política no município que tem sido vítima da corrupção”. Márcia disse ainda que é necessário  compreender qual a função do Estado e suas instituições de forma geral.

A Semana Social tem o objetivo de fomentar as discussões nas comunidades sobre questões importantes da vida em sociedade que dizem respeito a busca de uma vida justa e digna para todos os brasileiros. Identificar os avanços, retrocessos e conquistas de direitos dos cidadãos, a participação popular, o exercício da cidadania entre outros pontos.

O encerramento da  V Semana Social Brasileira em Londrina  acontece no dia 7 de setembro, sexta-feira, em conjunto com o Grito dos Excluídos, que este ano traz o tema “Queremos um Estado à Serviço da Nação, que Garanta Direitos a Toda População”. A concentração começa às 8h30 na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.
(Fonte: www.arquidiocesedelondrina.com.br )

DEBATE
Os candidatos à prefeitura de Londrina vão se reunir em um debate neste sábado (1º). A organização é da Arquidiocese de Londrina, através da emissora católica, Rádio Alvorada, e da Comissão de Justiça e Paz.

O debate terá quatro blocos e duração de duas horas, com transmissão ao vivo pela rádio, das 10h às 12h. O evento faz parte da V Semana Social Brasileira, com o tema “O Estado para que e para quem” e o lema “O Estado que temos e o Estado que queremos”.

O assessor de imprensa da Arquidiocese de Londrina, padre Claudinei Souza da Silva, afirmou que a Igreja deve ser uma fomentadora da discussão política. “A nossa preocupação é com a transparência das propostas dos candidatos para fortalecer um vínculo com os fiéis, ouvintes, todos que participam desse processo. A Igreja não coloca que você deve votar em um ou outro partido, mas coloca a partir dos documentos uma proposta de cidadania”, disse.

Acompanhando o debate estarão 280 pessoas escolhidas entre 49 paróquias, autoridades e organismos da Igreja Católica. O mediador será o jornalista Fernando Brevilheri, que abrirá a discusão apresentando as regras.

O primeiro bloco é destinado a perguntas vindas das paróquias, selecionadas pela Comissão de Justiça e Paz; no segundo, através de sorteio, os candidatos farão perguntas entre si; na terceira parte, novamente haverá pergunta entre os prefeituráveis, mas ele poderão escolher a quem se dirigir; o debate será encerrado com perguntas do mediador e considerações finais. O público poderá acompanhar pela Rádio Alvorada AM 970 ou pelo site da emissora.

Confira a programação da V Semana Social
Hoje, dia 1º de setembro: Debate com candidatos à prefeitura, com início da transmissão às 10h pela Rádio Alvorada
Domingo (2): Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, às 16h
Segunda-feira (3) e terça-feira (4):  Debates com as Escolas de Teologia
Quarta-feira (5): Noite Cultural com o Grupo Abaecatú (UEM), com o tema “A Participação Popular na Construção do Estado Democrático Brasileiro”, no Centro de Pastoral, às 19h
Quinta-feira (6): Dia da Palavra nas comunidades
Sexta-feira (7): Grito dos Excluídos, às 7h30, com saída da Paróquia Rainha dos Apóstolos

Fonte: odiario.com/Pauline Almeida 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *