Agradecimento de monsenhor Bernard Gafá a Dom Orlando Brandes, ex-arcebispo de Londrina


Leia a mensagem de Monsenhor Bernard Carmel Gafá:
    No dia 10 de maio de 2006, Dom Orlando Brandes foi nomeado arcebispo de Londrina. Com sentimento de alegria e muito emocionado, Dom Albano Cavallin, arcebispo emérito, anunciou naquela manhã o nome do novo arcebispo, exclamando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

    Dom Orlando nasceu em Urubici – SC, no dia 13/04/1946, ordenado Padre dia 06/07/1974 e ordenado Bispo dia 05/06/1994, em Joinville. Sua posse como Arcebispo de Londrina foi marcada para o dia 23 de julho, às 9h30 na Catedral Metropolitana de Londrina.

    O primeiro encontro com o clero de Londrina aconteceu durante o retiro nos dias 5 e 8 de junho na cidade de Doutor Camargo, quando entregou uma mensagem especial para o seu novo rebanho. “Venho para Londrina com o desejo de continuar todas as belas iniciativas e o vigor pastoral da Arquidiocese que até agora teve eminentes pastores. Fui aluno de Dom Albano e sou grato a ele pelo testemunho de vida, sua sabedoria, seu amor à Igreja, seu humanismo e firmeza de espírito. Peço a todos muita oração. Vamos trabalhar juntos numa espiritualidade de comunhão salvando sempre o dom inestimável da unidade.”

    Na Catedral de Londrina no dia 23/07/2006  foi realizada uma Missa Solene, com a presença do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, Dom Geraldo Majella Agnelo que era presidente da CNBB, Dom Albano Cavallin, bispos do Paraná, Santa Catarina e inúmeras autoridades. Proclamei a Bula Pontifícia da nomeação de Dom Orlando para todos que estavam presentes.

    Dez anos passaram. Uma notícia nos pegou de surpresa no dia 16 de novembro de 2016, numa quarta-feira, quando recebemos a nomeação de Dom Orlando como Arcebispo de Aparecida, sucedendo ao Cardeal Dom Raimundo Damasceno. A sua posse ficou marcada para o dia 21 de janeiro de 2017. Em Londrina faremos uma Missa de despedida no dia 15 de janeiro.

    Em dez anos de Londrina mostrou muito trabalho e dedicação. Dom Orlando será lembrado pelo seu entusiasmo em proclamar o Evangelho. Ele é mestre em fazer resumos de documentos do Santo Padre, o Papa. Escrevia vários artigos, transmitia mensagens na Rádio Alvorada todo dia e na Rede Vida. Ele é entusiasta das Santas Missões Populares que estão em andamento por sua iniciativa e incentivo.

    Tivemos grandes concentrações no Moringão, no Centro de Eventos e outros locais, reunindo crismandos, missionários, pastorais, e o povo em geral. Está em andamento a organização do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base para o ano de 2018, que receberá autoridades e agentes de pastoral do Brasil inteiro.

    Continuando o projeto Dia da Palavra de Dom Albano, Dom Orlando instituiu os Grupos Bíblicos de Reflexão, colocando a Bíblia nas mãos do povo, reunindo os cristãos em pequenas células de fé e fraternidade. Para os padres, sempre promoveu cursos de atualização teológica e retiros em cada semestre.

    Na parte administrativa Dom Orlando construiu uma nova ala na Casa de Retiros Emaús, possibilitando a realização de retiros para as Dioceses com quartos individuais bem confortáveis. Foi também o idealizador da casa para os padres idosos ou enfermos no fundo do Seminário Paulo VI. Isso mostra o respeito e gratidão que ele tem por padres que dedicaram sua vida à Igreja de Londrina.

    Não é possível citar todas tas iniciativas pastorais que animaram o Povo Católico da nossa Arquidiocese. Por tudo isso queremos agradecer Dom Orlando Brandes, que não mediu esforços para cuidar do rebanho a ele confiado por Deus. E agora pedimos a Deus que o abençoe na nova missão que vai receber. Sabemos que não é fácil largar tudo e ir para um lugar novo e desconhecido. Largar os amigos, os conhecidos, e partir sozinho… como Abraão para o lugar que Deus lhe indicou. Precisa coragem e uma grande dose de desprendimento. Deus o acompanhe, Dom Orlando.

    A comunidade da Catedral de Londrina agradecida o acompanhará com muitas orações.

    Obrigado por tudo, Dom Orlando!

Mons. Bernard Carmel Gafá
Pároco da Catedral Metropolitana de Londrina | Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *