Dom Orlando Brandes se despede de Londrina


    Em cerimônia singela e comovente, mais de 3 mil pessoas estiveram na Catedral Metropolitana de Londrina na tarde de domingo passado, 15, para se despedir de Dom Orlando Brandes, Arcebispo eleito de Aparecida/SP, que esteve à frente da Arquidiocese de Londrina por mais de dez anos. Dom Orlando Brandes celebrou a última missa como administrador diocesano. Ele vai assumir a Arquidiocese de Aparecida (SP), onde está instalado o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Nomeação
    Dom Orlando Brandes tem 70 anos e desde 2006 foi arcebispo de Londrina, quando substituiu Dom Albano Cavalin, que é arcebispo emérito e continua morando na cidade. Dom Orlando foi escolhido pelo Papa Francisco para substituir o arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno que devido à idade renunciou ao cargo no dia 16 de novembro de 2016.

Posse
    Aproximadamente 600 pessoas, de oito caravanas já confirmaram presença para a posse, marcada para o dia 21 de janeiro em Aparecida. Com a saída de Dom Orlando, a Arquidiocese passa a ser comandada por um administrador apostólico até que um novo bispo seja nomeado. A expectativa é que o novo arcebispo seja anunciado ainda neste ano.

Legado
    Dom Orlando deixa como legado a criação de 12 novas paróquias na Arquidiocese, ordenou 27 padres, 31 diáconos permanentes e criou quatro instituições: Casa Sacerdotal São João Maria Vianney, Centro de Espiritualidade Paulo VI, Instituto de Direito Canônico e o Seminário Arquidiocesano de Filosofia Dom Albano Cavallin que se localiza em Maringá/PR.

    Além disso, deixa em andamento, o grandioso projeto das Santas Missões Populares, que incentiva uma Igreja em saída a serviço da missão. Continuou o projeto “Dia da Palavra” de Dom Albano e instituiu os Grupos Bíblicos de Reflexão, colocando a Bíblia nas mãos do povo, reunindo os cristãos em pequenos grupos de fé e fraternidade. Também trouxe para Londrina o 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2018 e contará com aproximadamente cinco mil pessoas vindas de todo Brasil.

História
    Dom Orlando foi ordenado padre em 1974 em Francisco Beltrão. Vinte anos depois, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo de Joinville. Em maio de 2006, foi nomeado como 4º Arcebispo de Londrina pelo papa Bento XVI, tomando posse em 23 de julho do mesmo ano, sucedendo Dom Albano Cavallin.

Fonte: Tiago Queiroz/Pascom Arquidiocesana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *