Dom Albano Bortoletto Cavallin, 86, arcebispo emérito de Londrina, descansa na casa do Pai


    Brasília, CNBB – Faleceu nesta quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017, aos 86 anos de idade, o arcebispo emérito de Londrina (PR), dom Albano Bortoletto Cavallin, após um procedimento cirúrgico. Em nota, a arquidiocese de Londrina afirmou que o seu episcopado foi marcado por grande dinamismo pastoral: “Dom Albano foi um arcebispo sempre atento e preocupado com o povo. Ficará na história da arquidiocese como o bispo de fala simples e clara, o contador de histórias, o bispo catequista, o pastor zeloso e realizador, o bispo das missões populares que amou profundamente seu povo”.

Dom Albano Bortoletto Cavallin (Lapa – PR, 25/04/1930)
Doutor Honoris Causa pela PUCPR

    Bispo Auxiliar de Curitiba, Bispo de Guarapuava, Arcebispo Metropolitano de Londrina. Participou da fundação do Campus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da qual recebeu o título de Doutor Honoris Causa em 19/10/2007.

    Dom Albano ordenou-se padre aos 24 anos. Tornou-se padre coadjutor, na Catedral de Curitiba (PR) e também foi pároco na Igreja Santa Terezinha, na capital. Foi bispo auxilar de Curitiba, de 1973 a 1986, e membro da Comissão Episcopal Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética. Transferido para a diocese de Guarapuava (PR), atuou como bispo missionário. Em Londrina (PR), tomou posse como terceiro arcebispo, em 9 de maio de 1992. Há 10 anos, tornou-se emérito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *