O caminho espiritual de Dom Helder Câmara


Padre Ivanir Antônio Rampon, presbítero da arquidiocese de Passo Fundo, doutor em Teologia Espiritual e escritor; fala sobre o livro Caminho Espiritual de Dom Helder Câmara, editado pela Paulinas Editora! Confira a entrevista acima e também veja, abaixo, um importante debate com o padre Ivanir Rampon.

    Este livro quer aprofundar o legado de Dom Helder Câmara, tendo como objetivo central analisar seu caminho espiritual. Para tanto, além de descrever sua cronologia espiritual, salienta alguns de seus aspectos mais relevantes.

    A obra procede de duas maneiras: 1) analisa como Helder aplicou sua força místico-espiritual no concreto da vida (capítulos I a V); 2) averigua como ele cultivou essa força (capítulos VI a IX).

    Para o autor, estudar a trajetória deste notável bispo brasileiro é um privilégio, pois “por sua vida, por sua atuação de pastor, por seu testemunho”, Dom Helder é “um autêntico doutor da fé, um genuíno intérprete da verdade evangélica, ante quem os catedráticos de teologia se levantam de suas cátedras e se inclinam”.
    A originalidade desta obra está em apresentar o caminho espiritual de Dom Helder. Não se trata, apenas, de descrever características de sua espiritualidade a partir de um momento fixo de sua vida, mas de caminhar com ele, percebendo quais foram as constantes, as novidades, as mudanças e os progressos (ou as conversões, as humilhações, os novos acentos) no seu modo de viver sob a orientação do Espírito Santo. Por isso, o livro dá grande importância aos próprios textos e relatos do Arcebispo.

    Ao caminhar com Dom Helder, percebe-se, numa perspectiva diferente e mais profunda, como ele viveu unido “à Vida divina da Santíssima Trindade” e, em “união com Cristo”, no decorrer do processo histórico-espiritual, que envolveu sua vida e ministério.

    A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi um modelo de pessoa que se doou na caridade, por amor a Cristo e a sua Igreja. Seu profundo relacionamento pessoal com Cristo era expresso no calor de seu amor, na bondade de seu coração, na verdade de suas palavras, no alento dado à esperança, na beleza de sua prece.

    Para efetivar esta pesquisa de Teologia Espiritual sobre Dom Helder Câmara o autor colocou em diálogo quatro exigências importantes: a experiência, a hermenêutica, a sistemática e a mistagogia.

Debate com o padre Ivanir Rampon: 

www.paulinas.com.br
0 800 70 100 81

WEBTV PAULINAS
http://www.webtvpaulinas.com.br
http://twitter.com/@paulinastv
http://facebook.com/tvpaulinas
paulinastv@paulinas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *