Alcance sucesso com o Retiro Quaresmal 2017

    “A Quaresma é um tempo favorável para ordenar a própria vida na direção do sonho de Deus para toda a humanidade”, esse é um dos trechos da apresentação do Retiro Quaresmal 2017, elaborado pela Casa de Retiros Vila Kostka e por Edições Loyola.

    O roteiro de oração, que segue a metodologia inaciana, foi confeccionado por um grupo de jesuítas com vasta experiência no campo dos Exercícios Espirituais: Pe. Anísio Ribeiro (1ª Semana), Pe. Manuel Iglesias (2ª Semana), Pe. José Ramón de la Cigoña (3ª Semana), Pe. Adroaldo Palaoro (Semana introdutória e 4ª semana), Pe. Élcio Toledo (5ª Semana) e Pe. Emmanuel Araújo (Semana Santa).
    Não é o muito saber que sacia e satisfaz a pessoa, mas o sentir e saborear internamente as coisas.

ESPIRITUALIDADE
    A espiritualidade da Companhia de Jesus está fundamentada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, instrumento privilegiado para ajudar no encontro do ser humano com seu Senhor.

    Inserido apaixonadamente em seu tempo e em seu mundo, Inácio, de nenhuma maneira, estava preocupado em propor uma nova doutrina teológica, nem uma ideologia e/ou nova moral. Ele encontrou experimentalmente sua maneira pessoal de mergulhar na aventura do espírito, sistematizou o método e o propôs a outros (Exercícios Espirituais). O centro de sua proposta não consiste no conteúdo doutrinal, mas nas indicações práticas do método de exercício para tocar, ativar, assumir e fortalecer as estruturas profundas da pessoa e, assim, dar novo sentido à própria existência.

    O SER HUMANO É CRIADO PARA LOUVAR, REVERENCIAR E SERVIR A DEUS, NOSSO SENHOR E, ASSIM, SALVAR-SE. [EE 23]

    Os Exercícios Espirituais constituem-se como um caminho a percorrer, uma maneira vital de dispor-se inteiramente à ação do Espírito (“deixar-se conduzir por Ele”), que transforma e liberta o coração de todo desejo desordenado, para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus na própria vida de quem procura fazê-los.

    São uma escola de oração na qual cada um é convidado a descobrir Deus e seu projeto, ajudando a conhecer-se mais a fundo, em suas luzes e sombras. Os EE têm sido uma proposta que já ajudou uma infinidade de pessoas a se libertar de tudo o que lhes trava viver mais intensamente, ganhando profundidade, sentido e compromisso em suas vidas.

Fonte: Edições Loyola (São Paulo/SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *