Assembleia do Povo de Deus celebra em Curitiba os 50 anos do regional Sul 2

    Brasília, CNBB – O regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebra os 50 anos de sua criação durante a 35ª Assembleia do Povo de Deus, que acontece na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossungê em Curitiba (PA), de 26 a 28 de setembro.

    O evento reúne representações de todas as arquidioceses e dioceses do Paraná, além da arquieparquia de São João Batista de Rito Ucraniano e da eparquia da Imaculada Conceição de Rito Ucraniano.

    Criado em 30 de setembro de 1964, durante a terceira fase do Concílio Vaticano II, o regional tem sede em Curitiba. Seu atual presidente é o arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos. Vinte igrejas particulares compõem o regional Sul 2, sendo quatro arquidioceses, 14 dioceses, uma arcieparquia e uma eparquia, estas últimas de Rito Ucraniano. São 835 paróquias e 9,7 mil comunidades locais.

    Da Assembleia do Povo de Deus participam bispos, leigos e coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos. São esperadas mais de 150 pessoas no encontro, que terá o bispo de Osasco (SP), dom João Bosco Barbosa de Sousa, como assessor. O tema do evento refere-se ao Documento 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”.

    Estão previstos na programação momentos de recordação da história do regional, com exposições de quatro bispos eméritos. O arcebispo emérito de Londrina (PR), dom Albano Cavallin, falará sobre a catequese. O bispo emérito de Umuarama (PR), dom José Maria Maimone, abordará a história da sustentação do dízimo. O bispo emérito de União da Vitória (PR), dom Walter Michael Ebejer, fará uma reflexão sobre formação dos presbíteros. O arcebispo emérito de Cascavel (PR), dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, tratará dos 50 anos de missão no Paraná.

Linha do tempo
    O Regional também preparou, como parte das comemorações, uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Igreja na região. Além de missa festiva, programada para o dia 27, às 18h30, haverá lançamento do livro “História da Igreja do Paraná”, do arcebispo emérito de Curitiba (PR), dom Pedro Antônio Marchietti Fedalto.

Com informações do regional Sul 2 da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *