A luta de Dom Pedro Casaldáliga contra fazendeiros e militares no tempo da ditadura


    Redação/Portal Forum – A minissérie Descalço sobre a Terra Vermelha volta a Araguaia-MT, no ano de 1968, para onde o bispo catalão Pedro Casaldáliga foi enviado pela Igreja Católica e continua a viver até hoje. A produção, que está sendo exibida pela TV Brasil, mostra a luta do religioso contra fazendeiros e militares no tempo da ditadura, em defesa dos interesses de pessoas simples da região.


    Casaldáliga sofreu inúmeras ameaças de morte e por cinco vezes, durante os anos de chumbo, foi alvo de processos de expulsão por seu engajamento nas lutas sociais. “Ele vai para uma região afastada de tudo, uma realidade de trabalho escravo e onde não há nenhum direito para os indígenas”, explica o escritor espanhol Francesc Escribano, autor da obra homônima na qual se baseia a minissérie, que recebeu dois prêmios (ator e trilha sonora original) na 27ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais (FIPA), em Biarritz, na França.

    No elenco, destaque para o intérprete do missionário, o premiado Eduard Fernández, e para o protagonista do filme Tim Maia, Babu Santana, que no seriado encarna o pistoleiro “Benedito Boca Quente”. A TV Brasil é co-produtora do trabalho, junto com a TVC, a TVE, a brasileira Raiz Produções e a produtora espanhola Minoria Absoluta. Descalço sobre a Terra Vermelha estreou sábado, dia 13 de dezembro de 2014, às 21h30, na TV Brasil.

Raphael Logam – Descalço Sobre a Terra Vermelha
Microssérie de 2 capítulos sobre a vida e luta do Padre Catalão Pedro Casaldáliga
Co-Produção Brasil / Espanha / Catalunha – Com:
Eduard Fernandez
Pablo Derqui
Eduardo Magalhães
Cristina Lago
Babu Santana
Simone Iliescu
Georgina Castro
Claudio Jaborandy
Raphael Logam
Clara Segura
Monica Lopez
Marcel Borraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *